KINESIOLOGIA – O que é esta terapia

http://saude.sapo.pt/saude-medicina/medicina-natural/artigos-gerais/kinesiologia.html

Kinesiologia

Conheça a terapia que equilibra o fluxo energético corporal e promove a autocura perante a instabilidade

Mariana Antunes sentia-se cansada e sem energia continuadamente, as dores nas costas não a largavam e nem durante os fins-de-semana conseguia recuperar a vitalidade.

Um dia, por insistência de uma amiga, experimentou a Kinesiologia, quando já tinha perdido a esperança de voltar a sentir-se bem.

Actualmente, faz sessões mensais e diz que se sente verdadeiramente recuperada: o cansaço deixou de tomar conta da sua vida e as dores nas costas nunca mais se fizeram sentir. «Depois de cada sessão, sinto-me leve, equilibrada e com energia».

Já aconselhou esta terapia a diversos amigos e todos que experimentaram ficaram, tal como ela, fãs. «É um vício saudável que não quero largar», diz.

As origens

Para conhecermos a origem desta terapia, que tem como objectivo equilibrar o fluxo de energia que percorre o nosso corpo, temos de recuar até à década de 60 do século passado e viajar até aos Estados Unidos.

Foi neste país que o quiroprático George Goodheart analisou a relação entre os processos fisiológicos e a anatomia do corpo humano com o movimento e criou esta terapia, que através de testes musculares pode identificar todo o tipo de desequilíbrios, desde os físicos, aos estruturais, passando pelos psíquicos e nutricionais.

Tudo começou quando Goodheart consultou um paciente que não movia o braço esquerdo e encontrou uns pequenos nódulos no músculo serrato anterior que estava hipotónico: «após massajá-los, verificou que o paciente tinha recuperado 70 por cento da mobilidade», conta Rui Tenrinha, terapeuta de Kinesiologia no Espaço Horus.

Como havia pouca literatura sobre músculos hipotónicos, «Good-heart fez pesquisas e descobriu conexões existentes entre as funções musculares e os meridianos de Acupunctura, a Osteopatia, os alimentos e as emoções, dando origem à Kinesiologia Aplicada. Com o decorrer dos anos, foram surgindo uma diversidade de procedimentos kinesiológicos, tais como Touch for Health, de John F. Thie; Kinesiologia Holística, de Raphael Van Assche; e Antiterapia, de Jose Luis Godoy», acrescenta o terapeuta.

Veja na página seguinte: Os benefícios desta terapia e os locais onde a pode experimentar

 

 

 

 

http://harmonyviver.blogspot.com.br/p/o-que-e-kinesiologia_477.html

O que é Kinesiologia?





O que é Kinesiologia?

O que vem a ser Cinesiologia? Vem do grego Kinesis (movimento) e logia (estudo), cujo significado é “estudo do movimento”, movimento de nossos músculos.
É um sistema de Cinesiologia baseado no TFH ( Touch For Health ) em que, seus criadores, Gordon Stokes e Daniel Whiteside, integraram novos conteúdos de testes e correções, ampliando ainda mais o espectro de visão do ser humano e das possibilidades de consciência livre. Neste sistema, existe um leque de imensas possibilidades. Uma analogia a esse sistema de tratamento coloca o corpo humano como um biocomputador, capaz de identificar os “conteúdos de erro”, e utilizar o programa ideal para corrigi-los. 
Podemos, não só, localizar estresses em níveis mais profundos (no subconsciente ou no corpo) e qualificá-los, através do Barômetro Comportamental, como também desativá-los através de uma variedade imensa de ferramentas que atuam no sistema energético-elétrico, emocional, químico, estrutural e cerebral.

É uma técnica de origem norte-americana, cientificamente definida como: ciência da ativação Muscular, porque utiliza o teste muscular como instrumento principal de acesso as informações no cérebro. Trata-se primeiramente de uma terapia criada em 1964, pelo Dr. George Goodheart, quiropata norte-americano. Ele tomou princípios de biomecânica e os combinou a elementos de testes musculares, meridianos da medicina chinesa, quiropatia e reflexos osteopáticos, além da bioquímica e na época era chamada de Cinesiologia aplicada. É uma terapia alternativa, de enfoque holístico, a Kinesiologia visa harmonizar o corpo em todos os níveis: Estrutural ( relacionado com a anatomia do corpo, especialmente músculos); Químico ( relacionado com a ciência da nutrição), e Emocional ( envolvendo o aspecto psicológico).

A filosofia da kinesiologia é a de que o próprio indivíduo deve ser responsável por seu bem estar, precisa aprender a se compreender e a manter sua energia equilibrada melhorando seu estado geral, mesmo que precise de ajuda em processos mais profundos.
A utilização do Teste Muscular e o Barômetro comportamental na aplicação de diversas técnicas, específicas para cada tipo de problema, proporciona a elevação da consciência corporal e a ampliação de sua dimensão interior, permitindo que o paciente se reprograme interiormente, através de escolhas conscientes que antes ele não conseguia fazer.
O que são os testes musculares?
São testes muito suaves, feitos em determinados músculos, com o objetivo de avaliar o equilíbrio energético dos meridianos, de seus órgãos internos, dos músculos e de suas condicionantes emocionais. Podemos assim obter respostas precisas sobre o funcionamento do organismo. Portanto, para harmonizar o funcionamento do corpo/mente é necessário fazer com que a Energia Vital volte a percorrer sem encontrar obstruções.
E o que é Barômetro comportamental?
O Barômetro comportamental é um espetacular mapa dos padrões comportamentais. Ele forma a espinha dorsal de TODO o nosso trabalho no Three In One Concepts.

Ele é tão exato, tão incrivelmente específico, que parece ter vida própria. Com o este teste muscular é possível identificar as emoções e comportamentos exatos que separam você do estado almejado da mente que se deseja obter.  Utilizamos o Teste Muscular para identificar o que o Barômetro diz sobre seu problema. O Barômetro apresenta três níveis primários – Consciente, Subconsciente  e corpo. Cada nível interage direta e simultaneamente com os demais.
*CONSCIENTE significa exatamente que você está consciente do que está acontecendo no Tempo Presente/ Aqui e Agora.
*SUBCONSCIENTE representa a Experiência passada que se relaciona diretamente à maneira (e à razão porque) como reagimos aos acontecimentos do Tempo Presente.
*CORPO se refere à sua vida inteira desde a concepção – cada micro-segundo dela. Com efeito, CORPO é o mais próximo que se pode chegar do Ser Essencial de uma pessoa, da verdade genuína sobre a experiência de sua vida.
A forma como reagimos no Presente (Consciente), se relaciona diretamente às ESCOLHAS que foram feitas por nós no passado (Subconsciente) quando eventos similares ocorreram segundo nossa experiência geral de vida desde o momento da Concepção (Corpo). Diante da interação simultânea desses três níveis, o Barômetro sempre oferece uma visão tridimensional de qualquer questão.
Uma vez identificada sua posição em Categoria Maior e Subtítulo de um nível, você sabe exatamente a sua posição nos outros níveis também. Isso mesmo, o Barômetro sempre oferece ”três pelo preço de um”.
De acordo com os resultados dos testes, é feita a correção do tônus de cada músculo, utilizando o estímulo dos sistemas neurovasculares e neurolinfáticos com toques rápidos e suaves, promovendo assim um balanceamento na estrutura muscular e com isso trazendo um aumento da consciência corporal do indivíduo.
Existe uma interligação entre as emoções e os músculos e uma interligação dos músculos com a energia dos órgãos internos. Com conseqüência, ao re-equilibrar uma pessoa, estão sendo recuperados: o tônus dos músculos, a energia dos órgãos internos e de suas condicionantes emocionais. É uma técnica natural, sem qualquer conotação religiosa envolvida, balanceia o sistema corpo/mente de forma integrada, não usando nenhum tipo de equipamento para obter os resultados pretendidos.
As condições comumente tratadas pelo programa do “Three in One Concepts”, incluem, o estresse, os traumas em geral, fobias, vícios e obsessões; dislexias (dificuldades na aprendizagem); limpeza energética e harmonização dos Chackras; energia dos meridianos e energia orgânica. Também são realizadas revisões e desativações de crenças obsoletas e limitadoras que resulta em auto-imagem negativa; ainda como recurso terapêutico para tratar dores em geral e relacionamentos em crise. O paciente leva para a sessão o(s) assunto(s) a ser (em) tratado(s) ou deixa que o próprio corpo escolha. As sessões
têm a duração de 1 hora ou mais e são recomendados exercícios ou fórmulas florais para ancoragem das reprogramações.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s