Meditação:caminho para a realização de si mesmo

Meditação:

 caminho para a realização de si mesmo.

A meditação ,como muitos afirmam,têm se tornado o principal método oriental praticado pelos homens ocidentais.

O método,em geral,é bastante simples: sentar-se de olhos fechados e procurar esquecer de todos os pensamentos. A proposta é ,de fato,que se adquira uma consciência livre de todos os conceitos determinantes da personalidade(isso inclui submeter tudo o que se sabe a uma análise direta e não passional,desapegada),para que então se enxergue o seu real ,o verdadeiro ser: aquele aconceitual,não-informativo e,principalmente, perceptivo.

No âmbito da psicologia ocidental expressões como “personalidade” e “ego” assumem um  significado diferente do aqui proposto, consoante com a psicologia desenvolvida no oriente. Note-se que não se trata de uma dicotomia, o que está em foco é a identificação do eu com os aspectos criados.

A raiz do método vêm da Yoga  ,um sistema religioso,moral e físico ,mas sobretudo, extremamente empírico(devido á presença da meditação), que veio da região onde hoje se encontra a Índia há mais de 5.000 anos antes de Cristo.

Foi compilada por Patanjali em 300 a.C. em:

Hatha Yoga: a via do aperfeiçoamento do corpo psicofísico(a mais comum no ocidente)

Raja Yoga: a via do domínio amplo da mente

Karma Yoga: a via da ação desapegada, para o prático

Bhakti Yoga: a via da devoção, amor altruísta, para os religiosos

Jnana Yoga: a via do conhecimento, para o intelectual;

Tantra Yoga: a via do controle das energias sutis, sexuais, para a realização do conhecimento puro

Mantra Yoga: a via do controle da mente pelo domínio dos sons (interiores e exteriores).

Há também a Kriya Yoga(Kriya=trabalho,método; Yoga=união),popularizada no ocidente por Paramahansa Yogananda,que consiste em um método de domínio das energias psicofísicas,por meio da respiração e um controle sutil da mente,para que se alcance mais facilmente os estados alterados de consciência e,posteriormente,a união com Deus (meta principal). Sua origem é remota e misteriosa,mas tratada de forma ampla no livro “A Autobiografia de Um Yogue” de Yogananda.

Jung a elogiava afirmando: “Quando um método religioso se anuncia como “científico”, pode ter certeza de obter público no Ocidente. A Ioga preenche esta expectativa. À parte o encanto da novidade e a fascinação por tudo o que é pouco compreendido, a Ioga tem bons motivos para conseguir muitos adeptos. Oferece possibilidades de experiência controlável e assim satisfaz a necessidade científica de “fatos”. Além disso, em virtude de sua amplitude e

profundeza, de sua idade venerável, de sua doutrina e método que abrangem todos os

aspectos da vida, ela promete possibilidades nunca sonhadas.

“Toda prática religiosa ou filosófica pressupõe uma disciplina psicológica, isto é, um método de higiene mental. Os múltiplos processos puramente corporais da Ioga compreendem também uma higiene fisiológica superior aos exercícios de ginástica e respiração comuns, desde que não é apenas mecanicista e científica, mas é também filosófica. Ao treinar as partes do corpo, unifica-as com a totalidade do espírito, como se torna bem claro, por exemplo, nos exercícios de pranayâma, onde prana tanto é o alento como a dinâmica do cosmo …

“A prática da Ioga será ineficiente sem os conceitos nos quais se fundamenta.

Ela combina o físico e o espiritual de maneira extraordinariamente completa.

“No Oriente, onde estas idéias e práticas se desenvolveram, e onde, durante

milhares de anos, uma tradição ininterrupta criou as necessárias bases espirituais, a Ioga é em minha opinião, o método apropriado e perfeito para fundir corpo e mente, de modo a formarem uma unidade inquestionável. Esta unidade cria uma disposição psicológica que possibilita intuições transcendentes à consciência “(Autobiografia de Um Yogue,Paramahansa Yogananda,pág 250,Editora: omnisciencia,ano: 2008).

Filosofia Budista e Meditação

     Um dos melhores estudos preliminares para a prática da meditação vêm da filosofia budista,que se desenvolveu a partir de Buda no séc.VI a.C. quando este popularizou o método como algo mais transcendental e filosófico,a partir de um ideal inquestionável de busca pela verdade,instituindo a meditação de plena atenção ,ou Vipassana..

A filosofia Budista é realmente vasta,mas,a respeito do cerne do método no qual se baseia,podemos inferir alguns postulados básicos.

Para os praticantes da meditação,os pensamentos são visto como “macacos indomáveis que pulam de galho em galho”.Para doma-los é necessário um empenho muito forte de nossa vontade,entretanto esse empenho está totalmente em desacordo com qualquer tipo de conceito,pois não pode derivar de um desejo – que como todo desejo ,é conceitual e restrito à cultura em que se está inserido –  mas sim de um verdadeiro desvelamento interior,onde se investiga a causa dos desejos e até onde eles podem nos levar.

O foco principal é de que o desejo gera sofrimento,e a proposta é cessa-lo,para que reste somente uma unificação com a experiência,ou seja,uma aceitação de tudo o que há na realidade.

E essa prática leva a um vazio criativo,em que se pode analisar com destreza a natureza dos fenômenos que a consciência percebe.

Vê-se que os pensamentos são meros rótulos desnecessários que escondem o nosso temor perante a realidade,esta que não pode ser inteiramente conhecida porque é impermanente.

E mesmo que a cataloguemos em compilados extensos,a verdade a respeito dela só poderá vir com a experiência direta ou ‘’a-conceitual’’.

Chega-se então ao samadhi,que é quando o praticante se liberta de todo conceito que lhe foi introjetado durante a sua vida(ou mal adquirido) e passa a reconhecer-se como um ser puro,em sua essência verdadeira,aonde some toda a identificação com o mundo exterior e tudo juízo de valor é tido literalmente como relativo,até mesmo a sensação de dor,de prejuízo ou de mal-estar psicológico: permanece-se numa consciência serena e inabalável,onde o que importa mesmo é a consciência,vista aqui como algo irrestrito ao corpo,mas formando um todo unitário com a experiência do ser que vive.

  A respeito dessa consciência de não-ser,ou o ser sem rótulos,falou-nos Einstein: “A religião do futuro será cósmica e trancenderá um Deus pessoal,evitando os dogmas e a Teologia. Abrangendo os terrenos material e espiritual,essa religião será baseada num certo sentido religioso procedente da experiência de todas as coisas,naturais e espirituais,como uma unidade expressiva ou como a expressão da Unidade.O Budismo corresponde a essa descrição”(Budismo:Psicologia do Autoconhecimento, – Dr.Georges da Silva & Rita Homenko,Ed Pensamento,Ano:2002,pág 1.).

    Indo mais além,podemos encontrar Budistas ocidentais contemporâneos que sintetizem a proposta filosófica da meditação,como o monge Matheus,que tive o privilégio de encontrar certa vez numa instituição religiosa,que afirma:

“O homem esta sempre direcionando seus pensamentos para o passado,mesmo que sejam momentos antes,ou para o futuro,mesmo que sejam momentos depois.

Não sabe ele que seu ser é muito mais complexo e capaz,não sendo necessário permanecer nesse eterno fluxo de pensamentos,nosso ser nos autodirige,sem necessitamos teorizar isso.’’

Refletindo sobre suas palavras, é fácil perceber que esse constante pensar,que torna o mundo presente – a nossa única conexão concreta com a realidade – um mundo abstrato e difícil de compreender,é na verdade,conforme muitos podem ver ao progredir na meditação,uma fuga da realidade que nos cerca.

Isso pode ser definido como a ‘’consciência mítica do homem’’ pois ,como no mito, ele necessita constantemente estar criando a realidade, em sua mente ,para estar seguro de si.E então,vive num mundo fictício e padronizado,sempre o mesmo.

A proposta da meditação é que enxerguemos o mundo novamente e deixemos de lado todo o mundo que criamos e padronizamos em nos mesmos, e possamos agir livremente em prejuízo de qualquer sistema que nos tolha a manifestação.

È realmente um ideal muito alto para o homem comum, mas que é progressivo: cresce cada vez mais conforme ele se autoaperfeiçoa.

Fritjof Capra,um Físico e filosofo muito conhecido no mundo contemporâneo,afirma em seu livro “O Tão da Física”( Ed Cultrix,ano 1993,pág 32) que a pratica meditativa é semelhante ao insight de cientistas ou filósofos;entretanto a proposta dela é um aprofundamento dessa compreensão intuitiva que nos faz compreender as coisas num átimo de segundo.

Pode-se ver então que a proposta é um refinamento da consciência para que se tenha plena atenção às coisas e a si mesmo,e se compreenda os processos interiores que realmente nos movem.

Até que se chegue um dia ao Nirvana ou Iluminação,onde o ser ‘enxerga’ a realidade tal com ela é, tendo uma consciência transcendental e realizando prodígios sobrenaturais que não nos cabem tratar aqui.

                                   A Meditação e as Pesquisas Científicas

Têm-se observado nos ocidentais um constante interesse pelo estudo científico da meditação com o intuito de comprovar os seus benefícios.

Resumiremos alguns deles,em tópicos:

  • Pessoas que meditam apresentam maior volume de massa cinzenta no córtex orbitofrontal,associado ao raciocínio. Também possuem hipocampo e tálamo, vinculados ao processo das emoções,maiores.Os achados explicam porque,em geral,os praticantes alcançam níveis mais altos de concentração e lidam melhor com os sentimentos.
  • O método mostrou-se eficaz para o tratamento da depressão a longo prazo.Ele ajuda a evitar recaídas e melhora a qualidade de vida.
  • A prática reduz sensivelmente o stress e a ansiedade.Um trabalho publicado na revista científica “International Journal of Psychophysiology” feito com 50 estudantes universitários americanos,confirmou a ação.
  • Estudos recentes mostram a meditação como eficaz no tratamento da hiperatividade e do déficit de atenção.
  • Sua prática regular combate a insônia.
  • Houve experiências positivas,na Inglaterra,com relação à mulheres com transtornos alimentares,como bulimia e compulsão por comida.
  • Nos EUA obteve-se bons resultados no tratamento de dependentes químicos.
  • 20 minutos de prática diária podem diminuir a dor nos músculos,tendões e articulações.
  • Em portadores de artrite reumatoide,ela melhora as condições emocionais dos doentes e diminui as inflamações.
  • Pessoas com doenças cardíacas têm 47% menos chances de ter um infarto e sua pressão arterial diminui em média 5 mmHg,quando praticam a meditação transcendental.
  • A prática regular da meditação altera as estruturas neuronais do cérebro, estimulando as emoções e sentimentos positivos e incrementando as capacidades da mente.
  • O método ajuda no fortalecimento do sistema de defesa do organismo.Isso ocorre indiretamente como conseqüência da redução do stress que ele promove.
  • Novos estudos investigam os efeitos da meditação no retardamento do envelhecimento,devido à sua ação na diminuição de processos inflamatórios.Ela também pode agir nos telômeros (capas que envolvem os cromossomos),cujo tamanho está associado à maior ou menor longevidade.
  • Ela altera os efeitos colaterais da quimioterapia,método utilizado principalmente no tratamento do câncer.
  • Reduz a dor e ajuda os doentes a lidarem melhor com ela.
  • Estudos indicam que a prática regular da meditação leva a mente além dos limites reconhecidos pela psicologia ocidental e pode até mesmo resultar em aumento na inteligência medida(QI)e no desempenho cognitivo.
  • Estudos feitos pela Universidade da Califórnia (UCLA), nos Estados Unidos, já haviam sugerido que meditar durante anos torna o cérebro mais espesso e fortalece conexões entre células cerebrais.

    O cientista Eileen Luders e seus colegas do Laboratory of Neuro Imaging da UCLA dizem ter encontradoindícios de que pessoas que meditam durante muitos anos têm quantidades maiores de dobras no córtex cerebral do que pessoas que não meditam. Isso poderia acelerar o processamento de informações.

    A equipe também encontrou uma relação direta entre a quantidade de dobras e o número de anos durante os quais a pessoa meditou. Isso pode talvez ser mais uma prova da neuroplasticidade do cérebro – a habilidade do órgão de se alterar, ou se adaptar, em resposta a estímulos externos.

    Para os pesquisadores, a revelação mais interessante foi a correlação positiva entre o número de anos de meditação e a quantidade de dobras, especialmente em uma estrutura do cérebro conhecida como ínsula.

    Sabe-se que essa estrutura está associada às emoções humanas. E que lesões na ínsula podem resultar em apatia, perda de libido e alterações na memória. “Talvez (a descoberta) mais interessante tenha sido a relação positiva entre o número de anos de meditação e a quantidade de dobramentos insulares”.

    Luders mencionou estudos anteriores que indicam que a ínsula funcionaria como um integrador entre a emoção e o raciocínio. “Pessoas que meditam são conhecidas por serem mestras em introspecção e consciência, assim como em controle emocional e autorregulação, então os resultados fazem sentido – quanto mais tempo alguém medita, maior a a incidência das dobras na ínsula”. FONTe: inconscientecoletivo.net

  • http://dharmalog.com/2012/02/28/mente-distraida-e-mente-infeliz-psicologos-de-harvard-encontram-gene-da-infelicidade-na-divagacao-mental/
  • http://inconscientecoletivo.net/meditacao-e-melhor-que-antidepressivo-diz-estudo/

  • http://dharmalog.com/2012/04/09/a-conexao-entre-falta-de-atencao-e-sindromes-como-disturbios-de-alimentacao-depressao-abusos-e-ansiedade-ted-talk-video/
  • http://inconscientecoletivo.net/mentes-dispersas-tornam-as-pessoas-infelizes-diz-estudo/
  • http://www.epochtimes.com.br/meditacao-pode-sanar-prevenir-desordens-psiquiatricas/#.U_QS-fldVqU     (
    Segundo estudo científico, praticantes experientes de meditação parecem ser capazes de harmonizar áreas do cérebro associadas a devaneios, ansiedade e certos distúrbios psiquiátricos, como autismo e esquizofrenia)
  • http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2014/314/a-ciencia-da-meditacao/

MEDITAÇÂO DESACELERA AVANÇO DA AIDS: http://milenar.org/2008/09/18/meditacao-desacelera-avanco-da-aids-diz-estudo-dos-eua-25-07-2008/

 

MEDITAÇÂO PARA ALUNOS E SEUS EFEITOS:

http://www.jornalnh.com.br/_conteudo/2014/05/vida/viver_com_saude/46186-meditacao-tem-hora-na-sala-de-aula.html

VER MEDITAÇÂO PARA PRESIDIARISO E O INCRIVEL TRABALHO DE PROFESSOR  HERMOGENES EM PRESIDIOS

  • Mais testes no livro A ARTE DA MEDITAÇÂO ,Daniel Goleman

     

     

     

Hinduísmo e Yoga: séculos a frente da ciência!

Alguns dos preceitos das tradições da Yoga e do Hinduímo,têm corroborado com os avanços da ciência,em especial da física e da astronomia, a partir do século XX.

Nos dias de hoje,é bem sabido que o Universo está em expansão,algo postulado a partir das teorias de Einstein e comprovado por observações astronômicas.Mas existe também  a teoria,não tão discordante da primeira,de que o Universo se expande e ,depois,se contrai,num movimento contínuo e eterno,proposta pelo matemático russo Alexander Friedman(um dos pais das teorias do Big Bang ),1922, a partir das equações de campo de Einstein.

Do mesmo modo os velhos mestres hindus do oriente vêm ensinando há mais de 4.000 anos acerca do “Universo Pulsante’’,através dos Manvataras, da Grande Respiração ou Pulsação de Brahma, ou Deus, cuja diástole e sístole cósmicas correspondem exatamente à concepção de um Universo em expansão e contração!”.

No campo da física moderna,podemos encontrar também notáveis semelhanças quanto às teorias que postulam que matéria é energia condensada e as teorias dos yogues e hindus a respeito da matéria,pois já postulavam há muitos séculos a existência de partículas elementares para a matéria,e sua correspondência com a energia.

Um dos seis sistemas da filosofia hindu é o Vaisesika,ra raiz sânscrita visesas, “individualidade atômica”,e o seu mais importante comentarista ,Kanada, “o comedor de átomos”, viveu há cerca de 2800 anos.Nessa filosofia existia o termo sânscrito anus ,que traduz-se como ‘átomo’,na posterior acepção literal grega de ‘não-cortado’ ou indivisível.

Outras explanações científicas dos tratados Vaisesika,da era anterior a Cristo,incluem: (1)o movimento das agulhas em direção aos imãs; (2) a circulação da água nas plantas;(3) o calor solar como causa de todas as outras formas de calor;(4) o calor como causa da alteração molecular; (5) a lei da gravidade, causada pela propriedade, inerente aos átomos terrestres,da força de atração,causa da queda dos corpos;(6)a natureza cinética de toda energia;toda causa sempre tem origem no consumo de energia ou na redistribuição de movimento;(7)dissolução universal por meio da desintegração dos átomos;(8) a radiação do calor e dos raios luminosos, partículas infinitamente pequenas,preciptando-se em todas as direções com inconcebível velocidade(a moderna teoria dos ‘raios cósmicos’);(9) a relatividade do tempo e do espaço.

O método principal dessas antigas tradições foi,realmente,a meditação.A partir dela,alegam suas escrituras,puderam observar o universo em suas íntimas e até microscópicas variáveis.Pois sua prática regular,de acordo com as escrituras védicas e búdicas, levam ao desenvolvimento de capacidades extrasensorias, inerentes a estados incomuns de consciência, profundos e constantes.

A questão que fica é: como eles lograram alguns desses postulados,só considerados pelo homem científico da sociedade moderna a partir do século XX?

ReferÊncias:

Capra, F. (1993). O Tao da física ( Dias, J. F., Trad.) São Paulo:Cultrix. (The tao of the physics, 1975) pp. 24-27, 28-41, 42.

Creitchmann, M. (17 de janeiro de 1965). Universo em expansão. Jornal O Estado do Paraná.

Gerrig, R. J. & Zimbardo, P. G. (2005) Psicologia e a vida, Artmed 16(1), 209-210

http://www.espiritualismo.hostmach.com.br/yoga.htm#TIPOS

http://www.istoe.com.br/reportagens/51821_O+PODER+DA+MEDITACAO+PARTE+1

http://www.istoe.com.br/reportagens/51829_O+PODER+DA+MEDITACAO+PARTE+2

http://www.terra.com.br/revistaplaneta/mat_405.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Equa%C3%A7%C3%B5es_de_Friedmann

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ioga

http://pt.wikipedia.org/wiki/Equa%C3%A7%C3%B5es_de_Friedmann

Silva, G. & Homenko, R. (2002) Budismo: psicologia do autoconmhecimento. São Paulo: Pensamento.

Neves, C. S. (n/d) Seleta de Krishnamurti Jiddu. Rio de Janeiro: LuaNova. pp. 218-222,241-247,415-418.

Silva, G. & Homenko, R. (2002) Budismo: psicologia do autoconmhecimento. São Paulo: Pensamento.
http://www.terra.com.br/revistaplaneta/mat_405.htm

Wallace, B. A (2009) Ciência contemplativa: onde o budismo e a neurociência se encontram  (Fischer, C., Trad.) São Paulo:Cultrix (Comtemplative Science, 2007)  pp. 32-36

Yogananda, P. (2008). Autobiografia de um yogue ( Self Realization Fellowship, Trad.). Rio de Janeiro:Omnisciencia. (Autobiography of a yogi, 1945) pp. 78, 250, 259-269.

A Ciência da Psicologia em Sua Vida – volume 1,Richard J.Gerrig & Philip G. Zimbardo,Editora: Artmed,edição 1 de 2005, Págs 209-210.

Seleta de Krishnamurti(Jiddu),Carlos de Souza Neves,editora: LuaNova,ano: n/d.Págs 218-222,241-247,415-418.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-228167708-meditaco-osho-_JM?redirectedFromParent=MLB218750791

Indicados por mim:

http://inconscientecoletivo.net/mentes-dispersas-tornam-as-pessoas-infelizes-diz-estudo/

O Estudo acima se refere ao pensamento,sempre no passado ou futuro, como sendo uma conquista cognitiva mas causando,consequentemente, a infelicidade…(Veja o link acima, que começa com uma citação e ,após, o estudo cientifico.)

http://dharmalog.com/2012/04/12/a-diferenca-entre-experimentar-eventos-infelizes-e-ser-infeliz-por-gloria-arieira-no-eu-maior-video/

http://dharmalog.com/2012/02/07/apenas-10-do-que-acontece-no-mundo-externo-influencia-nossa-felicidade-diz-shawn-achor-ted-talk-video/

http://dharmalog.com/2011/12/26/meditacao-de-um-momento-instrucao-ajuda-quem-nao-tem-tempo-a-usar-minuto-basico-video/

http://dharmalog.com/2012/02/29/e-possivel-nunca-ser-magoado-e-o-que-e-esse-eu-que-se-machuca-j-krishnamurti-responde-video/?utm_source=Dharmalog+List&utm_campaign=8c0dfb4b6f-RSS_EMAIL_CAMPAIGN&utm_medium=email


http://inconscientecoletivo.net/o-imperativo-noetico-e-os-mitos-da-ciencia/

http://inconscientecoletivo.net/meditacao-e-melhor-que-antidepressivo-diz-estudo/

http://dharmalog.com/2012/03/13/o-diamante-no-seu-bolso-gangaji-e-eckhart-tolle-e-o-problema-da-ideia-que-fazemos-a-respeito-de-quem-somos-video/

Para ler mais em outros blogs:

http://erickschulz.blogspot.com/2010/01/medicina-se-rende-pratica-da-meditacao.html

http://erickschulz.blogspot.com/2011/03/meditacao-muda-estrutura-do-cerebro-diz.html

http://trilhandoocaminhoespiritual.blogspot.com/

http://danieldeavila.com/meditacao.html

http://conscienciaempoesia.wordpress.com/category/poemas/meditacao-poemas/

http://www.zenitude.com.br/blog/meditacao-grande-aliada-na-promocao-da-saude

http://www.forumespirita.net/fe/meditacao-diaria/meditacao-33348/45/

http://malu-cantinhodamalu.blogspot.com/2011_05_01_archive.html

http://energiaascencional.blogspot.com/2010/05/meditacao.html

http://recantoluminoso.blogspot.com/2011/03/meditacao-um-pequeno-guia-para.html

http://www.magiazen.com.br/magia-da-meditacao-para-parar-de-fumar.html

http://yogajournal.terra.com.br/show_home.php?tipo=1&sub=24

http://umbandaimagens.blogspot.com/2009/10/meditacao.html

http://meditacao-2012.blogspot.com/

http://cicaterapias.blogspot.com/p/pagina-3.html

http://astrologamarcia.blogspot.com/2011_07_25_archive.html

http://gratisesoterismo.blogspot.com/2011/11/meditacao-matinal-alegria.html

http://stelalecocq.blogspot.com/2012/02/desmistificando-meditacao.html

http://zzurto.blogspot.com/2011/02/meditacao.html

http://equilibriocorpomente.blogspot.com/2011/08/o-que-e-meditacao-e-como-meditar.html

http://www.centrometamorfose.com.br/artigos/artigos_meditacao.htm

http://www.espiritualismo.hostmach.com.br/meditar.htm

http://inmeditacao.blogspot.com/

http://hackthebrain.blogspot.com/2011/02/meditacao-por-open-source.html

http://pt.scribd.com/doc/3042624/Guia-Pratico-para-a-Meditacao

http://bemzen.uol.com.br/blog/2012/02/01/complementos-do-amor/

Meditação

************http://dharmalog.com/page/5/

http://www.possibilidades.com.br/intelig_emocional/pnl_como_mudar_de_eu.asp

http://www.neinaiff.com/meditar/relaxamento.htm

 

Anúncios

8 pensamentos sobre “Meditação:caminho para a realização de si mesmo

  1. oi eu queria saber de você como tu aprendeu a meditar foi por um livro eu o primeiro contato com a meditação foi com a Autobiografia de Yogue mas as técnicas pequei pela internet e se você tiver facebook queria falar contigo

    • Olá Tony.
      Não sei como demorei tanto para ver seu comentário.
      A essa altura voce deve estar bem mais iluminado! =D

      Bom, não sei se voce acredita em reencanção. Eu pessoalmente não falo muito sobre isso mas aqui em casa,de 5 pessoas, 3 delas tem uma intuição muito caracteristica quando o assunto é meditação ‘budista’. Acredito que nós tres vivamos num mosteiro num passado remoto.
      Fato é que minha irmã se interessou cedo pelo Budismo e manteve por certo período,algo raro pra idade dela. Até hoje os aprendizados permanecem na sua personalidade.

      Eu aprendi a meditar aos 11 anos,com meu pai que dava instruções simplerrimas no caminho de caro para escola,1hora todas as manhas, por uns 6 meses.
      A prática me trazia paz,bem estar,frescor.Eu adorava.Muito relaxamento…

      Com 14 anos entrei numa fase depressiva acentuada,muita timidez,retraimento,disturbio dismorfico corporal, evasao escolarm que durou ate meus 18 anos.
      Com 17 anos conheci a AYHUASCA, participando de cara num feitio de 2 semanas,algo muito raro, que me deu uma guinada para voltar a estudar(estava 2 anos sem frequentar escola regularmente). A experiencia curta e rápida me rendeu um ganho de maturidade e abertura emotiva impressionante.

      Já tendo voltado a estudar,segui frequentando sesoes religiosas com uso da AYHUAHUASCA mensalmente por algum período de tempo.
      Nesse meio tempo comecei um processo que só hoje percebo a importancia dentro do meu universo ‘personalístico: construção de conhecimento,de forma focada.. Comecei,estranhamente,escrevendo sobre Meditação dentro do contexto da FILOSOFIA. Aflorou em mim uma capacidade de construir textos e teses, e eu literalmente nunca precisei estudar um livro sequer para tirar 10 em todas as provas de filosofia e de quando em quando impressionar meus professores. Eu realmente gostava de escrever e pensar a fundo.

      Acho que o que resumia meu pensamento era: o cume da experiencia filosfica da vida humana é sempre meditativo.
      Enfim,a meditação é um todo harmonioso que te leva ao cerne da existencia.
      Eu viva momento s de insiração,outros de harmonia… E me sentia aflorando em sentimentos e conexões,sentindo amor pelos outros e começando a me inspirar para o rumo da psicologia. Agradecia todos os dias por estar numa escola repleto de professores….
      No mesm perído de tempo, numa das sessoes de AYHUASCA,num local particularmente especial, senti vontade em levar meu caderno,nao sei porque mas comprei um caderno novo e deixei no carro de meu pai(ele sempre me levava e participava).
      No meio da sessao levanto com uma vontade de pegar meu caderno e escrever.Eu estava super empolgado.

      Nessemomento no carro mesmo eu pego a caneta,abro o caderno e me vem umbranco na cabeça,como se eu não soubesse porque eu abri o caderno.
      Nesse momento, talvez um marco na minha vida: minhas maoes escrevem sozinhas…Eu escrevi: Oi Yuri!
      Penso então: é,acho que eu enlouqueci…
      A resposta: voce nunca imaginou que poderia conversar com espíritos(aos 14 anos eu fazia exercicios pra viagem astral,mas diante das primeiras experiencia sparei por medo). Eu realmente nunca imaginara aquilo e nunca sequer me sentia proximo do espiritismo ou do conceito de ”mediunidade”.

      Nas horas seguintes minhas mãoes escreviam incrivelmente rapido. A sensação era extremamente prazerosa. Duas entidades espirituais aomeu lado,um homeme uma mulher, mais outra que eu nao identificava. Eu me sentia literalmente em casa ao lado de ambos os que eu identificava.
      Gostei muito e era como se a escrevente(JA) pensasse 3x mais rapido que eu,ao mesmo tempo que escreviamos ,conversavamos sobre mil e uma coisas.
      Daí pra frente fui entendendo a questao da sintonia mental-emotiva e pude entender porque escrevia tao bem sobre filosofia e filosofia oriental…

      VOu pular essa parte da historia.

      Cerca de 2 anos apos esse episodio resolvo levar a serio a meditação. MEditava algumas horas por semana,sempre que dava na telha,incluindo 40min todas as manhas no caminho para a escola.

      No fim do Ensino Medio,com 21 anos, inicia em mim uma segunda fase.
      Meus esforços meditativos e mediunicos culminam numa chuva crescente de sentimentos,vontades e pensamentos que tendiam ao aprimoramento e expansao de minha personalidade.
      Na teoria isso é bonito e interessante, na pratica exige em certos momentos disciplina e orientação,pois os ontos chaves de desbloqueio de nosos sistemas viciosos,dentro do fluxo de nossas energias, são aqueles em que realmente decidimos dar passos adiante ou aguardar mais um pouco. Com a meditação isso fica muito mas muito mais fácil mas dependendo de como seja, um Guru é essencial,faz muita diferença…
      Foi então que busquei na internet e quse de imediato cai num retiro da Self Realization Feloship em Brasilia.
      CConheci Paramahansa Yogananda.
      A partir dele eu entendi o conceito de Guru e entendi o que Jesus Cristo representava para mim.
      Ele abriu meus olhos.
      Ah,voce deve ter lido a autbiografia de um yogue.
      Pois bem,frequentei varios retiros,fui diversas vezes aos encontros.Meidtei,tive algumas boas experiencias.

      Só nesse ano que eu entendi algo que aconteceu aos 17 anos no auge dos piores momentos que eu ja viv na vida – tive um Samadhi espontaneo…Não darei detalhes.Não acho que seja preciso,pois experiencias do tipo nao podem ser reproduzidas simplesmente por questao de comparação e também porque não vem ao caso. No entanto meses apos li um livro do Pierre Weiil chamado ” ANTOLOGIA DO EXTASE” e descobri que episodios de ”extase espontaneo”,samadhi sao comuns at emesmo em quem nao entende nem nunca leu nada sobre o assunto! Muito interessante,pois ele é um psicologo e psiquiatra. Torna todo esse universo ”mistico” muito mais natural,aceitavel,digamos assim.

      Estou me sentindo enfadonho com tantas palavras. mas está terminando.

      Nunca aprendi a tecninca da SRF de KRYIA YOGA.
      Meu pai porem,anos antes de conhecermo a SRF aprendeu KRIYA YOGA com outra linhagem de disciplos que nao descendem de YUKTESWAR e que nao se inomodam em inicar alguem durante 1 a 3 dias.
      a SRF exige algumas leituras de monografias e depois um encontro em Sao Paulo ou Porto LAegre.
      Conheci quem tenha aprendido com um ou dois mestres e tambem da SRF e tenha me dito que a transmissao da SRF é muito melhor e que compensa,me recomendando nao buscar os demais.

      Confesso que e virtude do meu adiamento e como na epoca exigia-se 1 ano(ou eram so 6 meses) de monografias,eu quseme iniciei com algum instrutor que passava por aqui,mas nao o fiz…Em virdtude de tempo,prioridade,nao sei.

      Fato é que deixei de lado isso.
      Rezava profundamente pedindo a BABAJI me ensinar KRYIA sem necessidade das monografias que eu nao achava tempo para ler e requisitar um dia uma intrução no metodo…
      MEmo sem a tecnica pude viver estagios avançados na meditação e trasnformações que me mudaram completamente cerca de 1 ha 2 anos e meio apos ter conhecido a SRF.
      No entanto,esta ,ainda nos meus planos esse aprendizado.

      Num certo periodo de tempo,conheci o PREM BABA.Guru Brasileiro.
      Não posso negar que muita gente ,acostumada a so ver gurus indianos ou de outra nacionalidade, termina por achar que ele ou é charlatão aproveitador ou ”nao e tao iluminado”.
      Eu acho isso engraçado,até porque a questao é muito pessoal – se voce aprofunda todos viram seu Guru,todos serao profundamente amados ,afinal a questao toda a descobri o Guru,o Deus,em voce,e dai entao poder ve-o nos demais…
      Visto isso,esses questionamentos não sao nada mais que o EGO se protegendo.

      Fui ao encontro do Prem Baba e esse dia mudou minha vida a longo prazo.. Durante o encontro tive insights marcantes e profundos e como sempre so fui entender anos depois!(é sempre assim,acredite… Como digo sempre ” a alma se auto-anuncia”. Ate entendermos cartesianamente so o tempo diz,e na verdade esse tipo de entendimento é secundario, mas mesmo asim importante, e um dia sera usado..mas ,secundario).

      Ele me convenceu a meditar 30min a 1hora todos os dias e terminaou dizendo: vai ficar tao bom que voce vai ate reclamar de tanta luz que vira!

      Foi o que aconteceu.
      Sem o suporte de Yogananda,de Prem Baba e de mminhas experiencias previas(meditação,ayuhasca e mediunidade) eu não seria quem sou hoje.

      Dai pra frente, vivia extases intensos boa parte do dia,ao mesmo tempo que frequentava um cursinho prevestibular todas as tardes.
      No fim de 6 meses é como se eu tivesse amadurecido muitos anos.
      Ao fim de 6 meses entrei numa terceira etapa: medicina!

      Paro por aqui.

      Se eu tivesse que te recomendar algo,seria:
      – SRF(krya Yoga) e praticas devocionais
      – Prem Baba e Psicologia(s),incluindo o curso do Eneagrama(pode ser uma faca-de dois gumes,por isso prefiro muito mais a abordagem do Prem Baba em seus cursos).
      – Amigos! Nunca se esqueça que os amigos e as egregoras ,que precisam de cadencia e fluencia,momentos,vivencias – sao como brasa: se voce afasta-se do fogo da amizade espiritual sua brasa tende a perder o calor. Procure um grupo,dois ou tres que sejam de sua afinidade. Alem disso faça amigos fora desses grupos ou leve suas experiencias a pessoas ”nao espiritualistas” ou ”nao seja la o que for”,pra que voce nunca se esqueça que todos temos e buscamos no fundo a mesma coisa,mas de forma multifacetada.

      Mais que isso eu nao posso dize mas se tiver em momentos de duvida existencial,sobre o futuro ou coisa parecida,desanimo,pode ser que a ASTROLOGIA VEDICA te ajude! Faça um mapa de vida,quem sabe um anual de quando em quando. Acredite: a astrologia vedica é tao precisa que convence o mais ‘fiel descrente”. Eu nao acreditava em astrologia ou nao dava importancia ate conhece rum astrologo vedico, que aos 16 anos,previu TODA MINHA SAGA DE VIDA ATE HOJE,2016! Muita coisa que nao te contei nesse relato,ele preveu….E acho que ele estara certo pelos proximos anos…è ”assustador”,rs..Na AUTOBIOGRAFIA DE UM YOGUE yogananda passou por algo que o fez acreditar no seu mestre quando dizia que a ASTROLOGIA VEDICA é real!
      Na realidade a ASTROLOGIA GREGA,cmum no mundo Ocidental,ja foi tao precisa e certeira qunato a vedica, mas por uma questao de metodo ,eles se perderam bastante.Como se basearam no calendario solar,hoje o deficit é de 30 graus.Isso é muita coisa. E eles nao reconehceram os dois planeas do sistema solar,novos pra ciencia de nossa era, mas ja reocnhecidosna astrologia vedica ha milahres de anos! Por isso a astrologia vedica é o que indico, e é relamente de cair o queixo.

      Posso te indicar meu astrologo(so fiz o mapa natal mas viramos amigos). ele realmente tem essa missao..Começou na astrologia vedica por intermedio do SAI BABA.Enquanto estava encarnado,ele sentiu vontade de conhecer ” um mestre vivo” e foi a INdia visitar o Sai Baba… NO primeiro ou segundo encontro a multidao comçou a se abrir,ate que o Sai Baba,ele nota,estava na verdade indo em direção a ele.Parou em sua frente,chamou-o pelo nome e disse – em PORTUGUES(!): voce veio a India pra encontrar sua missão,e sera muito realizado nisso – corrra pra começar seu curso de astrologia védica! Falou mais uma ou duas frases e saiu… Parece que houve uma segunda onversa entre eles,s quenao me recordo bem.

      Disse isso pravoce entender que todos temos uma missao e um direcionmento divino. è ma aprceria entre nossa alma e Deus, que facilita nossa evolução.

      Mais uma coisa, nçao se esqueça(digo pra mim mesmo tb) que o mundo é magico e todas as coisas são divinas. A espiritualdiade esta em tudo porque tudo é espiritual.

      Namastê.

      Espero que nos vejamos uns aos outros ,como somos,um dia.
      Até lá pode mandar emails caso queira.
      Espero nao ter te entediado com esses relatos.

      Se tiver dicas,observações,recomendações,sera muto bem vinda.
      Eu ainda estou no caminho e pretendo caminhar muito ,entao,todo amigo
      ”buscador” é meu companheiro de jornada.
      Gosto de conhecer,é um dos meus ‘vicios” e talentos,então esteja a vontade pra comparilhar sues insights e experiencias,seus mestres e aprendizados.

      Poderia te responder de forma bem sintetica,e orientar melhor,não sei porque fiz de minha respsota um texto tao grande e pessoal.Peço desculpas por isso,espero que leia.

      Paz,Luz e Amor

  2. Realmente posso trasnformar meus comentarios num ‘Oceano” de dicas e admosestações que na relaidade faço até par amim mesmo.
    Mas isso ficara para o universo consipirar, +D =D.

    Caso querias me responder amigo,vou aguardar ansiosamente,podemos ir trocando experiencias e acertos,considerações ,”importancias”.

    Queri acrescentar um 4 ponto: – pode valer a penas conhecer um movimento superesclarecido(que agora esqueci o nome) da autora do livro ‘NAO TEMAS O MAL”(pela experiencia da criadora,consigo entender como Deus,a Iluminaçao,vem de varios modos,sempre) , e tambem a BIOPSICOLOGIA,BIODANÇA e outras formas de expressao e encaminhamnto. Um ”problema” comum nos MEDITA-BUNDOS(america latina,brinca com isso,rs) é que podem ter dificuldades na expressao de tanta energia,amor e profundidde. Diante disso os AMIGOS sao como ouro porque sao u treino a essa autoexpressao. O convivio com outros, o exercicio da expressao,expressoes artisticas,contato e conexao com alguem,e grupos, bem como o estudo da Psicologia e ate mesmo da Psicologia Comportamental e das diferentes fases da vida dentro da visao humanista e transcedental pode vir a facilitar as coisas. Cada idade e tempo da perosonalidade,no aprofundamento das dimensoes internas,tem suas exigencias e seus contextos de volição(vontade’,tendencia,etc).ter uma noção sobre isso e as dicotomias da personalidade(que sao mera aprencia,pois tudo no fim descobrimos ser LUZ) pode ajudar em possiveis bloquios da energia.

    Prem Baba diz de quando em quando que quem medita muito pode viver a experiencia de CAIR DO CEU PAR AO INFERNO.Pois ao viver o extase,chegamos a episodios de desbloqueio,de aprendizado e mudança,que como estao num contexto muito puro,pode assustar..È como se a luz queimasse mas na verdad eé proque temos medo,medo do desocnhecido.Entao se negamos,esse ”nao” pode adquirir uma conotação tao intensa,que no meio daquele Extase de Alma,voce senti isso tao forte,que a sensação é com cair no inferno…Algum tempo apos,voce percebe que nao é bem assim mas no momento pode ”assustar” ou ”chatear”> como eu neguei isso(era meu pensamento). Nessas horas o apoio do Prem Baba com seus livros, e tambem das referencias ue considero uteis,pode ajudar muito.

    Como te disse,tenha bases,tenha propulsores: grupos,guru,pessoas,gurus ‘secundarios’…Vaorize seu tempo ,seu sentimento,sua prsonalidade e seus DONS.
    SEja feliz mas sem a ansia da felicidade.
    O extae mais intenso sempre vem espontaneamnte.Tudo é uma merapreparação,ate que quando dDeus te julga pronto,Ele vem. E vemm esmo.
    De varias formas ele esta sempre se aprensentando na vida de um buscador…
    Quem nao busca se entender,sentir a vida e aceita-la,Vive menos momentos de satisfação,vive menos momentos de completude.Então se um dia voce se distanciar desse ”Caminho” saiba que pe inevitavel: voce volta.rsrs

    Muitos param por anos, mas voltam..è impossivel fugir de Deus.
    Àssim como é impossivel fugir de nos mesmos.
    Busque o seu melhor exemplo,nao desista, mas respeite sua persnalidade e sobretudo seus possiveis NAOS. O nao é tao importante na nossa etapa evolutiva qunato o SIM.
    SAiba que voe pode evoluir plenamente apenas sendo uma pessoa,etica e aberta.
    A meditação,a busca,a volição bem trabalhda,sao so formas de acelar isso – semneura heinrs

    Namaste.

    (espero poder reeescrever tudo logo logo)

  3. Também tenho como referencia de vida,no caminho mais profundo,
    o americano: ALLAN WALLAC*(um ”prem baba” dos EUA,,rsrsrs). Ele me ajudou muito ,ele e o Prem Baba, a aceitar as experiencias do Extase e integra-las.E como! Suas palestras pra mim foram um espelho fenomenal.

    Eu tambem faço meditações a partir de musicas profundas e sentimentais,musicas indianas e da SRF e musicas como as do Chandra Lacombe e FLavia Wenceslau(que sempre me recordam dos aprendizados).,tambem gosto,menos,da Juraildes da Cruz…. è sempre bom tambem buscar alguns estimulos da INfnacia.Ate YOGANANDA fazia isso de qunado em quando: se lembrava da infancia,da sua terra,dos seus momentos…Com a meditação voce tera varias recordações espontaneas do passado,e vera pq as crianças sao tao lindas – elas vivem omemntos belos no seu universo sentimental…
    Chico Xavier,tambem praticante de Yoga e Meditação(ha algumas falas dele diretamente sobre o assunto) dizia que o homem chega numa determinada idade e ‘para de crescer’. O noso esforço no fundo é nao entrar na onsciencia coletiva e voltar ao fluxo evolutivo – que nos dara de volta a VIDA EM ABUNDANCIA,rica em sentimentos. Nao buscar isso,e sobretudo nao senti-se assim é como escolher olhar para um objeto ordinario ha 2metros de dsitancia ao inves de ter o olhar no horizonte onde tudo pode ser visto e a perspectiva é mais ampla. Escolha horizontes mais largos do que a materialidade permite, Vale a pena!

    Importante saber que a trasnformação é por OSMOSE e ACEITAÇÂO.
    è como se fossemos o SAL DA TERRA num planeta de AGUA – a integraçao do SAL na Água é espontanea,basta aguardar que de repente vamos nos tornando o MAR!

    O MAR È UMA PRECIOSAIDADE e vemos trata-lo com carinho!

    +D =D =D
    Alegrias!
    ”BOAS NUPCIAS”

  4. SObre a MEDIUNIDADE.
    NA realidade YOGANANDA diz a mesma coisa que o ESPIRITISMO BRASILEIRO:
    é melhor investir no aprimoramenteo pessoal,de seu espirito(pela meditação,pelos sentimentos e contextos/relações,disciplina) e deixar a mediunidade como algo natural,porque é da natureza humana… ”Forçar a mediunidade” na realidade é algo que NAO EXISTE, a nao ser nos devaneios de algumas pessoas, no entanto achar que pode forçar leva quase sempre a um misticismo que no fim se trasnforma numa barreira entre voce e Deus. Muitas pesoas ficam presas em conceitos,praticas e se esquecem do Essencial,da Essencia.

    Minha perspectiva é essa no entanto,todo exercicio é um exercicio,e o tempo que dediquei a Mediunidade e a Viagem Astral foram aprendizados. Quando parei,também parou e descobri que nao existe prejuizo nem vantagem em nada no sentido espiritual….Ou seja: se der na telhava. Se tiver vontade e ses sentir bemse for algo moralmente correto,Deus apoia. Apenas entenda que nem tudo o que fazemos ,nem tudo que vivemos,conseguimos entender e a MEDITAÇÂO realmente vai te dar resposta muito mais cedo pra seus questionamento bem como te oferecera perspectivas mais claras sobre tudo e voec percebera o ”autoanuncio” da alma e suas mensagens ‘subliminares’ na vida onirica material que vivemos muito mias cedo.
    Medite sempre,depois viva!

    O YOGA DO CORPO,HATHA YOGA( ou outro estilos mais funcionais como o AYENHGAR YOGA ou mesmo um estilo bem famoso hoje que integra praticas variadas,que agora nao mer recordo) é tambem muitissimo bem vindo. Esse aprimoramento do movimento,dos tendoes e articulações,faz muita diferenla na hora de lidar com o aprimoramento do EXTASE MEDITATIVO.

    Pr fechar vou citar SIRI YUKTESWAR quando disse ao nosos Guru YOGANANDAJI, numa fae de ansiedade do mesmo,quando ele tinha episodios de extase profundo,maravilhoso,mas ainda era fugaz…Ele pergunta ao YUKTESWAR: Mestre,quando saberei que encontrarei Deus?
    Ele responde: quando a meditaão for a coisa mais prazerosa de sua vidafique certo que voce encontrou Deus!

    PS.: Yogananda no fim da vida encontrouum discipplo que planjeava ir meditar sozinho durante 1 mes! UOGANANDA lhe dizia isso é muito avnaçado pa voce,desista desse projeto,Medite em casa todos os dias, sera inutil pra voce deixar seu contexto de vida e relações humanas agora. Num futuro voce podera tirar proveito,no momento nao sera util.Essa lição é importante,porque existe a tendencia ao fanatismo – de repente voce qur largar tudo,de repente voce quer entrar em lamentações inifitas por ”Deus’. Isso nao é eerado mas tambem nao vai te dar um credito no misterioso mundo do Divino,rsrs….Existe uma tendencia a um comportamento MONETARIO com A ALMA,com Deus, e suas experiencias: achamos qu se dedicamos tantas ou mais horas, que se nos isolarmos, que se rezarmos ou pedirmos bastante,Deus vai contar nosso ”muito” e nos respondera!
    Na realiade o que conta mesmo é o quanto nossa alama no dia a dia naturalmente VIBRA pelo Universo.Vibra com a experiencia de apofundamento do AMor,da PAZ e do ENCONTRO.

    Deus nos abençoa,Sempre!

  5. PS: QUnado digo que a A ALMA SE AUTO_ANUNCIA. Na realidade estou me referindo as nossas preferencias,nosso clicks,a tudo aquilo que nos chama a atenção.
    As x numa leitura,numa pessoa,num momemnto,temos algo que lembramos mais,que parece que brilha mais..Ouq uando rezamos,oramos a Deus ou admiramos um mestre.
    Ou,principalmente no meu caso, quando lemos casos e mais casos que de algum modo nos identificamos.
    UM dia percebemos que isso é um anuncio da alama: cheg aum dia que esses pequenos brilhos ,essas perspectivas de ”relevo” ,de algo que ‘chamou mais atenão”,algo no qual de algum modo ‘caimos em contexto/contato” faz parte de nossa Alma(o que eu chamo de Alma,Yogananda chama de Espirito: nosso Eu MAior).

    Por exemplo: quando Prem Baba me convenceu a Meditar 1h ao dia…No momento que ele disse” depois nao vai reclamar da luz q vai vir(acho q foi”depois vc vai ate reclamar de tanta luz)”..Isso ficou gravado! Mesmo que na hroa nao tenha ficado evidente,nada evidente….Meses,anos depois,isso,essa frase,esse momento dentro de todas aquelas horas de conferencia,’ficou’!

    Muito tempo depois eu percebi pq isso ”ficou’.
    Como te disse, so o tempo traz a ALMA para o mundo da Personalidade,do nosso universo ”cartesiano”.
    (Yogananda falava da iluminação em careter extremo,sem umaintegraçao com a vidaou personalidade: klevava a individuos que viveram decadas enrolados a RAIZES DE ARVORES,onde se fossem retirados,morreriam. Existia tambem uma snta tao iluminada que ate Yogananda a ”invejava”,dizendo que ela vivia constantemente nos mundos superiores(esqueci o nome que dao) – ela viva um Extase ta profundo que nao comia(seus disicupulos é quem lhe davam comida na boca..claro assim como LAHIRI e outros,provavlemente ela nao morreria por nao comer mas tb nao recusava alimento q seus discipulos davam com tanto carinho),ela vivia entre o mundo de la e de ca.Passava hora e horas absorta em extase e ao voltar possuia onisciencia de tudo e tdos.Ajudava unsfalava com outros e logo voltava aqeula pesectiva grandiosa dos mundos superiores. A meu ver ela estava aprendendo a lidar com isso,ainda..Diferenteente temos LAHIRI MAHSHAYA que vivei o melhor dos dois mundos.Ele vivia as noites em Extase Profundo e materializava varios corpos mesmo em vida e nessas marterializaçoes ajudava os discipulosenquanto o corpo”primario” permanecia as madrugaadas na sala,em extas,como uma estatua,rs. De manha ele ia trabalhar! Seu corpo tinha mais trbalaho era com sua esposa que lhe cobrava”deveres matrimoniais”,rs Resolvi escrever essa perspectiva pra termos como referencia… o maior extase termina por nos tornar mais ativos e presentes enao inativos e ausentes,com raras exessoes…no mundo de hoje,regencia de aquario,isso é aindamais raro!)..
    Por isso que um MESTRE caminhou muito – anos depois da sua Iluminação que ele se considera um MEstre.
    Mais um estimulo pra nao termos pressa. Nao existe essa de ser ”MESTRE”,rsrs.Essa talvez seja a maior tolisse…OS ”Mestres” a todo momento evidenciam isso..kkk JESUS dizia: vos sois Deuses e podeis fazer tudo quanto vos faço. Em alguns momentos ainda dizia que poderiamos fazer ate mais ! Em outros dizia que somos Filhos de Deus tanto quanto Ele..
    No entanto por mais que ele seja uma referencia de nossa pureza de ALma,nos distorcemos,pq essa é nossa tendencia.Afinal é a tendencia do aprendiz,do aluno.
    Esamos numa escola!
    ”Nessa escola os relacionamentos sao uma das melhores inferencias pra saber em que pontos estamos,onde estao nossas probvas”

    • PS: os parceiros conjujes sao tambem uma forma cabal de enxergar a nos mesmos,uma forma de ver mais facilmente nossa Alma. Mais que os amigos….

      È nesse estudo que voce aprendi o que Gurus falam: ”o guru é seu ultimo amante”! Se refere ao fato de que voce nao precisa mais dos ”autos-anuncios da alma”,nao precisa se ver nas relações – voce ja esta com sua ALMA,vivendo em constante integração. O aprendizado passa a ser imediato,É outro nivel de evolução.

      Em outra analise, COnhecer o GURU é muito mais que conhece-lo.Voce pode passar anos como ”discipulo” sem de fato se tornar um aprendiz verdadeiro.Sem de fato deixar-se permear pela Alma,sua Alma,que reside no mestre(e o contrario tambem é verdadeiro).

      ” O mestre esta em mim”
      Somos o que vemos.Tudo é projeção – sao jargoes muito usados nesse sentido…

      O ”CAMINHO È LONGO ” mas não é demorodo…
      Lembremos: ”OSMOSE,como SAL NA AGUA,de repente ,vira MAR”.

      Gratidao

  6. ”logo voce vai descobrir que o ‘espiritual’ ao mesmo tempo que esta em tudo,está a parte de tudo’ e essa que é a beleza inicial.

    Depois so o Amor – é a força que permeia todo o universo e faz mundos se interprenetarem com facilidade! Amar é penetrar infinitas dimensoes num atimo de segundo e achar issomaravilhoso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s